sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

14 de Janeiro - Guanaqueros/Chile x Mendoza/Argentina










09º dia – Em Guanaqueros/Chile, acordamos logo cedo e seguimos com destino a cidade de Mendoza/Argentina, neste dia teríamos de enfrentar novamente a Cordilheira de los Andes, famosa neste local pelos seus ˝Caracóis˝ e ser a principal rota de entrada e saída do Chile, próximo a capital do país; Santiago.  A Cordilheira dos Andes é uma vasta cadeia montanhosa formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul, sendo a formação geológica da mesma datada do período terciário. A cordilheira possui aproximadamente 8000 km de extensão. É a maior cadeia de montanhas do mundo (em comprimento), e em seus trechos mais largos chega a 160 km do extremo leste ao oeste. Sua altitude média gira em torno de 4000 m e seu ponto culminante é o pico do Aconcágua com 6962 m de altitude, no inverno toda esta cadeia montanhosa fica coberta de gelo.

               A subída íngreme e as dezenas de curvas em forma de cotovelo sem sequer um único ponto de descanso, tornam esta estrada uma das mais temidas por motoristas, tanto pelos enormes despenhadeiros quanto a pista intransitável e escorregadia em estações mais frias.

              Bom, deixando o Chile de lado lhes digo; esta é uma daquelas viagens em que você precisa esfregar os olhos de vez em quando para acreditar no que está vendo. Seja qual for sua escolha, o Chile definitivamente vai morar em nosso coração depois dessa visita.

               Já no lado Argentino, ainda descendo as cordilheiras, fizemos uma parada no local aonde vimos os resquícios da civilização Inca; uma cultura andina pré-colombiana e um Estado-nação que existiu na América do Sul de cerca de 1200 até a invasão dos conquistadores espanhóis e a execução do imperador Atahualpa em 1533.

                Este dia devido às diversas paradas para fotos e trâmites aduaneiros, nos obrigamos a rodar até às 22h para chegarmos a Mendonza; esta é a capital e a maior cidade da província de Mendoza, com aproximados 110.000 habitantes. Esta cidade é um importante polo de produção de vinho e azeite de oliva,  tendo também como atividade econômica, o turismo e refinamento de petróleo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário