terça-feira, 25 de janeiro de 2011

11 de Janeiro - San Pedro de Atacama










6º dia – Neste dia acordamos cedinho para esperar o transporte as 04h e 30min para irmos até os Geysers del Tatio que se encontram a 100 km de San Pedro de Atacama , a 4320 metros de altitude. Este parque geotérmico possui 3 km² com 40 geysers, 60 termas.  As grandes colunas de vapor saem para a superfície através de fissuras na crosta terrestre, alcançando a temperatura de 85°C e 10 metros de altura, essa  formação ocorre quando rios gelados subterrâneos entram em contato com rochas quentes e principalmente lava vulcânica. A elevada pressão a que a água se encontra faz aumentar o ponto de ebulição da água e, quando a temperatura da água atinge um ponto crítico, entra rapidamente em ebulição. O vapor de água obriga então a água a subir de forma violenta, em forma de jato, dando origem a esta manifestação de vulcanismo.
                Depois de visitar os Geysers podemos desfrutar de um banho em uma piscina natural de águas termais; o difícil foi tirar a roupa a 0°C para desfrutar de um banho a temperatura de 50°C. No regresso fizemos a visita no pequeno povoado de Machuca, a mais de 4000 metros de altitude e pelo caminho podemos conhecer os pequenos Oasis e a Fauna e Flora da região, onde encontramos; Guanacos, Vicuña, Vizcacha,Llama, Guallata Andina, Tagua Cornuda, Caití, Burros selvagens, animais estes encontrados devido a presença de Oasis.
                Na parte da tarde fomos até as lagunas de Cejar e Piedra, localizadas no altiplano andino no Salar de Atacama. Estas lagunas devido a grande concentração de sal, tivemos a oportunidade de termos nossos corpos flutuando sem sequer conseguirmos imergir, mesmo tentando, de certo modo algo a favor  mediante a profundidade de 2000 metros.
                Após o banho nas lagunas de sal fomos até os Ojos del Salar; duas piscinas de água doce em pleno Salar de Atacama, um ótimo banho em águas geladas que serviu para tirar um pouco o sal do banho anterior, que além do guia possuir um recipiente para limpeza após o banho nas lagunas salgadas, ficamos com uma boa camada de sal ainda.
                Após o dia de visitação voltamos ao hotel pela tardinha para planejarmos o próximo dia de viagem, o qual enfrentariamos o Deserto do Atacama para chegarmos até a Bahia Inglesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário